Pc Doctors!
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Kiss FM
Rádio ao vivo | Kiss FM
Procurar
 
 

Resultados por:
 


Rechercher Pesquisa avançada

Últimos assuntos
» LEIAM TODOS [2]
INTRODUÇÃO - memória EmptyQui Nov 18, 2010 4:08 pm por Marcio.L

» Radeon HD 5970
INTRODUÇÃO - memória EmptyTer Mar 16, 2010 2:05 am por Rodrigo

» O que é "refurbish"?
INTRODUÇÃO - memória EmptyTer Mar 16, 2010 1:56 am por Rodrigo

» Introdução ao I7
INTRODUÇÃO - memória EmptyQua Fev 17, 2010 10:57 pm por Rodrigo

» INTRODUÇÃO - memória
INTRODUÇÃO - memória EmptySeg Fev 01, 2010 3:00 pm por Marcio.L

» Lineage II - Interlude
INTRODUÇÃO - memória EmptyDom Jan 31, 2010 8:03 pm por Imghost

» Ragnarok Online
INTRODUÇÃO - memória EmptySex Jan 29, 2010 10:37 pm por Marcio.L

» The Duel Online
INTRODUÇÃO - memória EmptySex Jan 29, 2010 10:12 pm por Imghost

» Emulador de PS1
INTRODUÇÃO - memória EmptySex Jan 29, 2010 10:04 pm por Imghost


INTRODUÇÃO - memória

Ir para baixo

INTRODUÇÃO - memória Empty INTRODUÇÃO - memória

Mensagem  Marcio.L Seg Fev 01, 2010 3:00 pm

Por causa do aumento da velocidade dos processadores, novas tecnologias de memória tiveram de ser criadas. Siglas como FPM, EDO, SDRAM, PC-100, PC-133, DDR-SDRAM, VCM, RDRAM são só alguns exemplos de nomes com que os técnicos têm de conviver dia-a-dia. Se o técnico já fica confuso, imagine o usuário...

Assim como a memória RAM, novas tecnologias cachê têm sido desenvolvidas. Além disso, muitos usuários caem no conto do vigário e leva para casa um micro com memória cachê falsificada.

Na hora de decidir por uma placa de vídeo “turbinada”, as escolhas recaem sobre os modelos de memória de vídeo: EDO, VRAM, SGRAM, RDRAM, DDR-SDRAM...

Nesse fórum irei postar os aspectos que envolvem as memórias RAM e cachê: funcionamento, tecnologias, instalação, etc.

MEMORIA ROM: Os circuitos de memória ROM só permitem leitura mas, em compensação, não perdem o conteúdo quando são desligados (por causa da bateria do CMOS que a mantém ligada mesmo que o computador esteja desligado). Além disso, as memórias ROM são mais lentas do que as memórias RAM.

MEMÓRIA RAM: São rápidas, permitem leitura e escritas, mas em compensação o seu conteúdo é perdido sempre em que o computador é desligado. Por esse motivo precisamos gravar programas, arquivos, musicas no HD.

Para o processador não há diferença entre acessar a memória RAM ou ROM, a não ser pela velocidade.

Lembrando que memória ROM nada mais é que um chip onde está gravado a BIOS, POST e SETUP.

Obs.: POST (Power on self test) – ele inicia e verifica erros nos circuitos da placa mãe.

BIOS (Basic input/output System) – “Ensina” o processador a trabalhar com os periféricos básicos dos sistema, como os circuitos de apoio, unidade de disquete e vídeo em modo texto.

SETUP – programa de configuração de hardware do microcomputador.

Voltando xD...

é na memória RAM que o processador carrega o sistema operacional, programas documentos que estejam abertos para serem processados. Dessa forma, o processador acessa a memória RAM praticamente o tempo todo.

Quando você abre um programa que ainda não foi aberto, o seu código é transferido do disco rígido ou outro sistema de armazenamento, para a memória RAM, já que é na memória RAM que o processador busca instruções para serem processadas, mais isso não acontece imediatamente, pode-se perceber que as informações estão sendo carregadas, isto ocorre porque o disco rígido é muito mais lento do que o processador e a memória RAM pelo fato do HD ser mecânico.

Caso a memória RAM “acabe”, isto é, caso você tente carregar mais dados na memória RAM do que a mesma comporta, o processador transfere o conteúdo atual para um arquivo no HD, chamado de “Arquivo de Troca”, liberando espaço na memória RAM. O conteúdo do arquivo de troca é colocado de volta na RAM quando for solicitado algum dado que está lá armazenado. Esse processo é chamado como “Memória Virtual”. Conseqüentemente quanto menos memória RAM você tiver, maior a probabilidade disso acontecer é bem maior, dando assim uma grande perda de desempenho, pois como já foi dito a “memória virtual” fica localizada no HD sendo que o HD é bem mais lento que a memória e o processador pelo fato de ser mecânico.

Hoje em dia, a memória é mais lenta que o processador, dessa forma, o processador precisa ficar esperando a memória ficar pronta para entregar ou armazenar dado. Essa espera é chamada de “Wait States” e faz com que o desempenho do micro caia.

Por isso que há constantemente tipos de memórias sendo desenvolvidas, pois não adianta nada um processador trabalhando à altas freqüências e a memória não conseguir acompanhá-las.

Está aqui uma introdução mais detalhada sobre memórias... em breve postarei sobre os tipos existentes de memórias RAM e ROM, historia das mesmas, instalação e funcionamento...

Abraços

Márcio Lucchesi
Marcio.L
Marcio.L
Admin
Admin

Mensagens : 21
Data de inscrição : 11/01/2010
Idade : 33

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos